Netbeans Criar Classes em JAVA

Criar Classe em JAVA Netbeans – Simples Programa

 

Criando a Classe Chamada Calculadora

Programar com classes em JAVA utilizando o Netbeans é muito simples e fácil. É um trabalho que pode ser bem organizado e muito tranquilo para dar manutenção. Mas como criar classes? Fique atento e Veja!

Caso não esteja seguindo um roteiro de aula e queira uma orientação em sequência das aulas, aqui, para aprender JAVA, acesse Aprender JAVA – Programar em JAVA

 

Próximo aprendizado:

 Palavras Chaves e Reservadas do JAVA

 

Aprendizado anterior:

Netbeans Debug e Assistências

 

Vídeos para aprendizagem

 

O que é uma Classe

Atenção: Siga os passos abaixo. Brinque e aprenderá. Tente fazer o que é solicitado. Muita atenção aos comentários. É importante faça para ver o que acontece. Irá descobrir algumas coisas por si só. Considere isto um DESAFIO. Perceba e já estará aprendendo muito. Pode ter certeza!Você pode aprender muito mais do que pensa!Vamos lá! É importante saber disto.

 

Siga os Passos

 

ATENÇÃO: CLICANDO SOBRE AS IMAGENS ELAS SÃO AMPLIADAS PARA SEU ENTENDIMENTOAinda bem!

 

1.   Crie um pacote chamado Controle na aplicação, criada anteriormente, no NetBeans. Para isto, acesse e siga abaixoTambém é muito tranquilo!

 

No Netbeans, com o botão direito do mouse sobre Pacotes de Códigos Fonte, clique e selecione Novo Pacote Java. Imagem abaixo.

NetBeans Criacao Pacote Controle

 

Feito isto, nomeie o pacote como Controle e clique em finalizar. Neste pacote armazenaremos o código fonte da Classe Calculadora que será criada.

NetBeans Criacao Pacote Controle 1

 

Finalizando, você pode entender mais sobre pacotes em NetBeans acessando Pacotes

 

2.   Agora, com o botão direito do mouse, clique sobre o pacote Controle e selecione Novo->Classe Java. Veja imagem:NetBeans Criacao Classe Java

 

3.   Em Nome da Classe, digite Calculadora e, logo após, clique em Finalizar.

 

4.   O resultado está abaixo. Em laranja está a indicação do código fonte calculadora.java. Em verde ocorre a definição da Classe Calculadora que permitirá a criação de um objeto calculadora.NetBeans-Criacao-Classe-Calculadora-1

 

5.   O diagrama de classe será o representado como segue e o próximo passo será a criação dos métodos e propriedades:
Diagrama Classe Calculadora Exemplo

 

6. Para criar os métodos e propriedades, basta criar o seguinte código na classe Calculadora como segue na imagem.

A.   ATENÇÃO: Observe atentamente a imagem. As Cores, as Marcações, e PRINCIPALMENTE OS COMENTÁRIOSOlhe os comentários  em cinza à frente de código linha de código etc.

B.   Outro detalhe: Para sua facilidade, do código abaixo, digite apenas a propriedade resultado, o método mostrarResultado e mais um método, pode ser o somar, para que você possa fazer o teste de apenas dele. A ideia é acrescentar um método por vez para teste.

Classe Calculadora com Metodos e Propriedades

 

Código apresentado na imagem acima

 

7. Para teste volte para a classe JavaApplicationCalculadora e digite o código de teste no método main() conforme imagem abaixo.

Observe tudo que está sendo explicado nas imagem incluindo os erros e como resolvê-los caso hajam.

Classe Calculadora Teste na Classe Principal

 

8.   Digitado o código de teste e resolvidos os erros de compilação, basta clicar no botão para fazer rodar o programa e o resultado é mostrado abaixo.Teste Calculadora com Resultado

9.   Finalizando faça o chamado dos outros métodos para teste chamando mostrarResultado para acompanhar os resultados das operações. Veja a imagem abaixo.Classe Calculadora Teste Metodos

.

Exercícios

Treino: Construa outras classes que queira na Classe controle.

Discussão/Idéias/Detalhes/etc

(Você também pode usar o comentário para isto)

Referências