MS Project e Possíveis Gestão em Projetos

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MS Project e Gerência de Projetos

 

Possíveis Áreas de Gestão para o MS Project

Gestão de Aquisições

Processo que identifica quais necessidades do projeto podem ser melhor atendidas pela compra ou aquisição de bens fora da equipe do projeto e quais devem ser realizadas pela equipe do projeto durante sua execução. Inclui considerações de possíveis fornecedores, especialmente se o comprador desejar exercer algum grau de influência sobre as decisões de contratação. Esse processo envolve a consideração de como, o que, quanto, se e quando adquirir. via wikipedia

Project

  • Integração com o MS-World, MS-Excel através de hiperlinks. 

 

Gestão de Riscos

O Planejamento de Gerência de Riscos tem por objetivo decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto originando. via wikipedia

Saídas:

  • Metodologia
  • Funções e responsabilidades
  • Orçamentação
  • Tempos
  • Categorias de risco
  • Definições de probabilidade e impactos de riscos
  • Matriz de probabilidade e impacto
  • Revisão das tolerâncias das partes interessadas
  • Formatos de relatório
  • Acompanhamento

Project

  • Inserção de campos personalizáveis para informar riscos das diversas atividades. Permite a tomada de melhores decisões a respeito de atrasos e adiantamentos

 

Gestão de Comunicação

Capacidade de se comunicar claramente, saber passar e até mesmo administrar a informação são atitudes muito valorizadas Na área de Gestão de Projetos vemos essa característica mais claramente, onde o gestor precisa dominar tal artifício para que a informação possa ser recebida pela sua equipe ou cliente de forma clara e objetiva. via Devmedia

Project

  • Utilização de relatórios para facilitar comunicação entre os envolvidos no projeto – membro de equipe, fornecedores etc

 

Gestão de Qualidade

Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível, quer se refiram a relacionamentos envolvidos na prestação de um serviço, ou a percepções associadas a produtos de natureza intelectual, artística, emocional e vivencial.

A qualidade, portanto, pode ser entendida como obrigação contratual e é mensurável. Ao longo de um projeto, podem ser definidas métricas que forneçam informações vitais sobre a qualidade do processo, produto, atividade ou recurso. Essas métricas podem ser objetivas, tal como metros, e/ou subjetivas, tais como os qualitativos bom, médio e agradável.

Quanto à abrangência, podem ser globais, para todo o projeto, ou por fase específica a ele. via wikipedia

Project

  • Utilização de tabelas para definição de requisitos a serem atendidos em cada atividade.

 

Gestão do Tempo

O objetivo da gerência do tempo de projeto é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades. via wikipedia

Project

Estimativas de durações, Tarefas terminadas, iniciadas e não iniciadas etc

 

Gestão de Integração

A Gerência da integração do projeto é o núcleo do gerenciamento de projetos, e é composto dos processos do dia-a-dia com os quais o gerente de projetos conta para garantir que todas as partes do projeto funcionem juntas. É um processo contínuo que o gerente completa para garantir que o projeto prossiga do início ao fim – é a atividade diária de completar o trabalho do projeto. via wikipedia

Project

  • CPM (Método do caminho crítico – Controle sobre tarefas essenciais que podem interferir em atrasos no projeto). É Determinística.
  • Técnica PERT (É uma técnica probalística que permite elaborar estimativas de duração que podem ser fixadas em base, pessimista, otimista ou provável)
  • Diagrama de Gantt (Diagrama de Barras)

 

Gestão de Custos

A gerência do custo do projeto agrega os processos que envolvem planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos que serão necessários para a conclusão do projeto a partir de uma previsão orçamentária. via wikipedia

Project

  • Tabelas específicas para análise de custos com base em alocação de recursos

 

Gestão de Recursos Humanos

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla ‘RH’. é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. via wikipedia

Project

  • Cadastro de informações sobre os recursos.

 

Gestão de Escopo

As finalidades do Gerenciamento do Escopo/Âmbito do Projeto incluem a definição do trabalho necessário para concluir o projeto, servir como guia (ou ponto de referência) para determinar que trabalho não está incluído (ou não é necessário) no projeto. via wikipedia

Project

  • Identifica todo trabalho e suas partes que vão compor o projeto por completo.

 

Exemplos

Project – Exemplos – Escritorio de Projetos

 

Referências

Project – Artigo – Office

Project – Artigo – Gestão de projetos

Project – Artigo – SENAC

 

 

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