MS Project – Gerenciamento de Tarefas

This entry is part 6 of 6 in the series Curso Simples de MS Project

MS Project – Gerenciando Tarefas do Projeto

 

Passos para Gerenciar Tarefas num Projeto

Em alguns casos, siga as elipses nas imagens para executar o gerenciamento das tarefas. Seguindo as elipses talvez você possa aprender rapidamente a executar estas tarefas

Tipos de Tarefas

Duração, unidade e trabalho

TRABALHO (Work) = DURAÇÃO x UNIDADE

Duração: é o tempo de trabalho (definido nos calendários do projeto) entre o início e término de uma atividade.

Trabalho: É a quantidade de esforço, medida em unidades de tempo (ex. horas por dia), que um recurso precisa para completar uma atividade. O trabalho total para uma atividade é o somatório de todas as unidades de tempo, não importando quantos recursos estejam alocados na atividade.

Unidade (de recurso): Indica o quanto de tempo disponível de um determinado recurso (de acordo com o calendário do recurso) está sendo usado para trabalhar em uma atividade específica. Lembrando que recursos podem ser pessoas, material, equipamentos e tudo mais necessário para realizar uma determinada atividade.

Logo, tem-se três tipos de atividade no MS Project:

1) Duração Fixa: quando definimos que uma atividade é do tipo duração fixa, estamos dizendo para a ferramenta que a duração de uma atividade não muda. Com base na equação acima, o Project recalcula a unidade do recurso utilizada.

2) Trabalho Fixo: Usamos o trabalho fixo quando queremos que a quantidade de trabalho (work) permaneça constante, a despeito de qualquer mudança na duração da atividade ou na unidade de recurso utilizada.

3) Unidade Fixa: É o padrão do Project quando não definimos com que tipo de atividade estamos trabalhando. Usamos unidade fixa quando queremos que o percentual de tempo de trabalho disponível, baseado no recurso do calendário, que um recurso gasta em uma atividade, permaneça constante.

Veja:

Project Gerencia Tarefas Partilho 18

 

Configurando Tipo Agendamento de Tarefas

Você pode alterar os tipos de agendamento (manual/automático) como indicado nas imagens que seguem

Project Gerencia Tarefas Partilho 1

ou

Project Gerencia Tarefas Partilho 2

 

Configurando Duração das Tarefas

Você pode determinar a unidade de tempo de inserção para Duração e para a Tarefa. Veja na imagem:

Project Gerencia Tarefas Partilho 4

A seguir, você pode mudar configuração de representação da unidade de tempo. se desejar. 

Project Gerencia Tarefas Partilho 3

determinada. O Project recalcula automaticamente todas as suas datas de partida e chegada de agendamento de tarefas.

 

Inserindo as Tarefas

É importante que toda tabela esteja em branco e que não haja registro qualquer de tarefa. Defina o Agendamento para Automático (Olhe no canto inferior esquerdo para conferir se já está configurado).

Finalmente será feito o preenchimento de cada item do EDT, antes mostrado, resultando na imagem que segue.

EDT

Criacao de Site

Definição de Tarefas pelo EDT

Project Gerencia Tarefas Partilho 5

Observe que Objetivos e Requisitos são sub-tarefas de Análise de Negócio. Assim, de uma maneira simples e fácil, podemos indentá-los (Opção Indentar Tarefas) para obter esta dependência. Isto também com todas as outras, conforme o EDT. Veja na imagem o ícone de indentação e toda a tabela ajustada. Faça o mesmo.

Project Gerencia Tarefas Partilho 6

A ? em Duração (1 dia?) representa que ainda não sem tem certeza sobre a duração da tarefa. Com esta estrutura podemos ver as tarefas e sub-tarefas de maneira clara e eficiente. 

 

Determinando a Duração das sub-tarefas

Agora determinar as durações das sub-tarefas. Os preenchimentos levam a cálculos automáticos das tarefas que as englobam. Segundo os dados abaixo, a Criação de Site levará três dias. Todas as sub-tarefas da tarefa Funcionamento foram determinadas para um dia. Observe que tarefas configuradas para mais de um dia tiveram suas datas finais alteradas.

Project Gerencia Tarefas Partilho 7

 

Vinculação das Tarefas

Nas tarefas, pode haver dependências. Por exemplo, a tarefa de identificador 4 só pode ser realizada quando a tarefa de identificador 3 for terminada. Já a tarefa 6 só pode ser realizada após o término da tarefa 4. Logo, 3 é predecessora de 4, 4 é predecessora de 6 etc. 

Veja na imagem abaixo, as vinculações e dependências. Faça-o também. Observe que 9SS indica dependência da 9 do tipo Start/Start (Início/Início) (a 10 deve iniciar junto da 9). Já 11SS+2Days significa que a predecessora é a 11 e que o início da 12 deverá acontecer dois dias após o início da 11. Veja a indicação das barras de tempo no gráfico de Gantt. Para saber e conhecer mais sobre predecessoras e sucessoras veja estes links:

Project – Artigo – Vincular Tarefas – Office 

Project – Artigo – Vincular Tarefas – Scribd 

MS Project – Apostila – Vincular Tarefas – Gilberto Fernandes 

Project Gerencia Tarefas Partilho 8

Com o botão direito do mouse, sobre uma das tarefas, é possível obter as informações a respeito dela. Veja a seguir e navegue pelas guias Predecessoras, Recursos, Avançado etc.

Project Gerencia Tarefas Partilho 9

 

Melhor Visualização do Gráfico de Gantt Alterando Escala de Tempo

Botão direito do mouse sobre a escala superior do Gráfico de Gantt e verá a Janela de escala do tempo e suas particularidades.

Project Gerencia Tarefas Partilho 10

Será apresentada, nas guias, 3 camadas (Superior, Intermediária e Inferior) além de uma chamada Tempo de folga

Para saber mais sobre escala de tempo veja os seguintes links

Project – Artigo – Escala do tempo – Office

Project – Vídeo – Escala do Tempo – JMazonni

 

Adicionar Linhas ao Gráfico de Gantt

É possível adicionar linhas ao Gráfico de Gantt para melhorar a precisão visual do que vemos. Veja a seguir:

Project Gerencia Tarefas Partilho 11

 Altere alguns tipos e linhas e determine quais serão alteradas para treinar.

 

Inserir novas Tarefas

Veja os caminhos possíveis:

Project Gerencia Tarefas Partilho 12

 

Mudança de posição de uma Tarefa

Para mudar a posição de uma tarefa basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o identificador, segurar e arrastar para movê-la.

Project Gerencia Tarefas Partilho 13

 

Adiar ou Antecipar uma Tarefa

É possível adiar ou antecipar as tarefas no ícone mover, ou com o mouse diretamente nas barras do Gráfico de Gantt, como pode ser visto abaixo.

Project Gerencia Tarefas Partilho 14

 

Etapas ou Data Marco para Realização de Algo

Veja no exemplo abaixo, a inserção da tarefa Comprar Equipamentos. Para definir uma data específica (Marco) a ela basta determinar a duração de 0 dias e configurar a data de início.

Project Gerencia Tarefas Partilho 15

 

Tarefas Periódicas

São tarefas que acontecem em intervalos regulares mas de maneira descontínua. Será criada uma tarefa regular para Otimização de código por 18 dias, como exemplo, para verificar esta situação:

Project Gerencia Tarefas Partilho 16

Resultado:

Project Gerencia Tarefas Partilho 17

 

Referências

Project – Artigo – Gerenciar Tarefas – Baboo

Project – Artigo – Tipos de Projetos – ETC

 

Series Navigation<< MS Project – Configurar Informações, Testar e Salvar Projeto